16 de junho – Dia da Criança Africana

junho 16, 2012 No Comments

Luanda – O Dia da Criança Africana é celebrado todos os anos a 16 de Junho, em memória às crianças negras do Soweto que, nesta mesma data, em 1976, saíram à rua em protesto contra a falta de qualidade no ensino a que tinham acesso e para reivindicar o direito de aprender na sua própria língua.
Centenas de rapazes e raparigas foram mortos e, nas duas semanas de protesto que se seguiram, mais de 100 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas.
Em memória às crianças mortas e dos manifestantes que com ela protestaram e também para chamar a atenção para a situação actual das crianças do continente, a Organização da União Africana (OUA) instituiu em Addis-Abeba, Etiópia, em 1991, o Dia da Criança Africana.
Devido à data, a UNICEF apela à comunidade internacional a reconhecer que as crianças são o principal recurso e o futuro de África, pois tem que se dar resposta aos enormes problemas que enfrentam, designadamente a pobreza extrema, conflitos armados, malária, má nutrição e VIH/SIDA.
A violência sexual é um dos factores responsáveis pela propagação do VIH/SIDA, que está a ter consequências devastadoras para as crianças, sobretudo na África sub-sariana. A violação é sistematicamente usada como arma de guerra e a pobreza provocada pelos conflitos deixa quase sempre as mulheres e as raparigas sem nada.
Para muitas, vender sexo para sobreviver torna-se a única opção. As mulheres e as crianças que deixam as suas casas para fugir a conflitos armados tornam-se muito mais vulneráveis à violência, abusos e exploração – que, por seu turno, aumentam o risco de infecção pelo VIH.
Em Angola, particularmente, o Governo promete continuar empenhado na luta pelo bem-estar da criança, proporcionando-las a educação, saúde e bons cuidados no seio das suas famílias.
Segundo o ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, que falava no acto provincial de Luanda do Dia Internacional da Criança, o governo angolano não vai tolerar qualquer gesto de violência contra as crianças.
João Baptista Kussumua disse que assegurar o bem-estar das crianças e proteger os seus direitos fundamentais constitui um imperativo e um objectivo estratégico do Governo angolano.
O responsável reconheceu ser necessário fortalecer as parcerias com a sociedade civil, ONG, igrejas, organizações profissionais e Universidades para que se possa combater à violência contra a criança sem vacilar.
O ministro lembrou que, para este ano, a União Africana recomendou o lema “África para as crianças – apelo às acções aceleradas para a sua sobrevivência”, de forma que os governos africanos assegurem políticas que coloquem os menores como prioridade, que aprovem leis que as protejam e orçamentos que favoreçam a satisfação das suas necessidades básicas.
Segundo o dirigente, embora a África se confronte com um conjunto de desafios, como a pobreza, pandemia Vih/Sida que afectam as crianças e constituem sérios obstáculos para o desenvolvimento, deve-se ter forças suficientes e mobilizar capacidades que superem rapidamente algumas dificuldades.
João Baptista Kussumua acredita que a África e Angola podem continuar a dar passos mais decisivos na melhoria das condições de vida das crianças, com mobilização de recursos, através de uma gestão mais efectiva e cuidada dos mesmos, com vista a concretização dos objectivos para um mundo adequado para as crianças.
Várias palestras e actividades recreativas, culturais, desportivas decorrem em quase todo o país, para saudar o 16 de Junho, Dia da Criança Africana.
Para que as crianças tenham uma vida digna e feliz, foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a “Declaração dos Direitos da Criança” e que, em 1990, se tornou lei internacional.

Fonte: Portal Angop /  Jornal Gospel News

Crianças, Estudos, Familia, Pastores

Leave a Reply

(obrigatório)

(obrigatório)


ESCREVA E APAGUE É A NOVIDADE DA SBB

Lançamento é o único livro de histórias da Bíblia com atividades que podem ser repetidas quantas vezes a criança...

Até onde você iria provar sua fé?

Em seu primeiro dia na universidade, o estudante, Josh Wheaton (Shane Harper), terá sua fé desafiada diante de todos...

Marcelo Aguiar e Thalles lançam música juntos

Marcelo Aguiar, um dos principais representantes do sertanejo  gospel do Brasil, inicia o segundo semestre com grandes novidades em...

EM SETEMBRO III FLIC SALÃO INTERNACIONAL GOSPEL AGITA MERCADO DE EVENTOS E IMPULSIONA O SETOR EVANGÉLICO

A fé não move apenas montanhas, mas sacode mercados, muda opiniões e direciona pessoas de todos os cantos do...

ANDRÉ VALADÃO – VERSÕES ACÚSTICAS

Hinos que marcaram a história recente da igreja. Louvores que tocaram e abençoaram o Brasil nas vozes dos mais...

PEQUEI… de novo!

Vivemos num mundo complicado, rodeados por nuvens de tentações de todos os tipos, onde precisamos estar em guarda permanente das...

Como identificar frutas de qualidade para o consumo?

 É extremamente importante escolher bem as frutas frescas para consumi-las e saber: quanto mais fresca, melhor! Sem contar que...

VITÓRIA DA FRAQUEZA

Vivemos numa sociedade perversa, mas que rotula maus cidadãos. Esse fenômeno está dentro de uma normalidade previsível, porque mesmo...

Quando as lutas vierem contra você

Quando estiver no deserto Deus enviará o maná, ele alimenta tanto sua alma com seu conhecimento da verdade, mesmo...