COMBATI O BOM COMBATE, COMPLETEI A CARREIRA E GUARDEI A FE

JN MINISTRIES :  PR. JULIO NERIS

SÉRIE :   MENSAGENS BÍBLICAS PARA O SEU DIA A DIA

DATA :  1 DE OUTUBRO DE 2012

HORA :  6 :00 PM AS 7:00 PM – 1 HORA

LOCAL : QUINCY , MASSACHUSETTS , USA

TEMA : COMBATI O BOM COMBATE , COMPLETEI A CARREIRA E GUARDEIA  A FÉ

TEXTO :  II TIMÓTEO : 4: 8

 

 

‘ COMBATI O BOM COMBATE , COMPLETEI A CARREIRA  E GUARDEI A FÉ “ II TIMÓTEO 4: 8

 

          Já vi muitas pessoas tentarem definir a VIDA , cada pessoa com sua EXPERIÊNCIA de VIDA vai definir a VIDA de uma maneira diferente . Aos que nasceram RICOS e vivem uma vida confortável , alguns podem dizer que a VIDA destes é uma VIDA DE SORTE . Aos que nasceram POBRES , algusns dirão que estem tiveram AZAR e aos que nascera pobres mais VENCERAM na vida alguns poderiam dizer que a VIDA destas pessoas é um VIDA DE SUCESSO . Caro leitor , como voce caracterizaria sua VIDA até aqui ?  Avaliar nossa VIDA  é muito bom , pois aprendemos desta forma a ver nossos ERROS e tentar corrigí – los ao mesmo tempo que descobrimos que algumas de nossas virtudes tem feito nossa vida valer a pena .

O APÓSTOLO PAULO , um dos homens mais importantes de todos os tempos , uma das pessoas  mais importantes do CRISTIANISMO , o PAI DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA , faz nestes versos mais uma REFLEXÃO sobre sua vida , no verso 8 , PAULO avalia TRÊS COISAS importantes sobre sua vida . Ele descobre que A VIDA É um CAMPO DE BATALHA   onde precismoas LUTAR todos os dias , a SEGUNDA coisa que ele descobre é que todos NÓS viemos ao mundo com uma MISSÃO , alguns chamam de TRABALHO , outros de PROFISSÃO , outros de MISSÃO , outros de CARREIRA , esta CARREIRA OU MISSÃO deve ser INICIADA E CONCRETIZADA . A TERCEIRA COISA  que Paulo descobriu sobre sua VIDA , é que a FORÇA MAIS IMPORTANTE de sua vida não foi ABALADA pelas LUTAS que ele enfrentou , depois de LUTAR tanto PAULO  GUARDOU A  SUA FÉ e m DEUS .

 

 

‘ COMBATI O BOM COMBATE ,

         

A vida é um CAMPO de BATALHA , onde estamos constantemente lutando . Lutamos para sair do ventre de nossas mães , depois que nascemos LUTAMOS para ficar em pé e ter nossa independência , lutamos para vencer nossos temperamentos . Luttamos para GANHAR O PÃO DE CADA DIA ,  LUTAMOS para realizar nossos SONHOS  , se a enfermidade nos assola , LUTAMOS para nos manter SAUDÁVEIS .    Quando nos encontramos com JESUS e queremos segui – lo FIELMENTE ,     LUTAMOS contra o MAL , contra o PECADO  . Por sermos pessoas do BEM  , LUTAMOS contra a INJUSTIÇA , como CIDADÃOS LUTAMOS contra a CORRUPÇÃO e com a má administração do dinheiro público.

Tem pessoa que LUTAM contra elas mesmas , PESSOAS ARROGANTES , ESNOBES , que LUTAM contra seu EGO para se tornarem melhores pessoas , pessoas mais humildes .

Caro leitor , tenho certeza que voce pode ACRESCENTAR alguma LUTA a minha lista , que BATALHA voce enfrenta na vida HOJE ?

PAULO certamente está na GALERIA DOS GUERREIROS de DEUS ,  antes de se encontrar com JESUS ele LUTAVA contra a IGREJA DE JESUS , por ser JUDEU ORTODOXO , a IGREJA DE JESUS era uma pedra em seu caminho , ele LUTAVA CONTRA JESUS  (  ver ATOS 9) mas como NINGUÉM pode LUTAR contra DEUS e vencer , PAULO foi VENCIDO pelo poder da LUZ de JESUS e apartir daquela EXPERIÊNCIA , PAULO passou a LUTAR com JESUS do seu LADO , e PAULO começou a COLECIONAR VITÓRIAS E MAIS VITÓRIAS .

 

O TEMPO DA MINHA PARTIDA É CHEGADO   …. II TIMÓTEO 4: 6

 

          Paulo LUTOU SEMPRE , mas sente que SUA CARREIRA está chegando ao FIM , O GUERREIRO sente que precisa fazer mais uma AVALIAÇÃO DE SUA VIDA . É Interessante observar  que não temos poder sobre a nossa  VIDA ,não sabemos quando Deus vai nos chamar ,   mas PAULO SENTIA , percebia , que seu tempo na terra estava chegando ao FIM  .

Caro leitor , voce já parou para pensar que aqui na terra voce não vai VIVER PARA SEMPRE ?  ao pensar sobre isto , que influência tem esta constatação em voce ? Em mim eu sinto que como meu tempo aqui é LIMITADO , então eu devo viver o mais intensamente POSSÍVEL , com o CORAÇÃO LIMPO , perdoando a quem me faz mal , SERVINDO A DEUS com meus talentos , curtindo a FAMÍLIA E OS AMIGOS .

Constantemente ouvimos alguém dizer que todos nós NASCEMOS para MORRER , mas nós não nascemos para morrer ,  NASCEMOS PARA VIVER ETERNAMENTE . Quando nosso tempo na TERRA se encerra , podem enterrar nossos CORPOS  , mas NÓS (  ESPÍRITO E ALMA  ) CONTINUAMOS  a existir pela ETERNIDADE .

Veja que maravilha  é a VIDA , a VIDA é ETERNA , os que quizerem VIVER ETERNAMENTE COM DEUS , VIVERÃO , os que quizerem EXISTIR ETERNAMENTE SEM DEUS , EXISTIRÃO , diferente dos ANIMAIS E DAS PLANTAS , SOMOS SERES ETERNOS .

Quando PAULO diz que o TEMPO DA SUA PARTIDA É CHEGADO , ele está falando BIBLICAMENTE ,  nunca MORREMOS no sentido de extinção , PAULO diz que está PARTINDO  , partindo para OUTRA VIDA , em outra DIMENSÃO , num LUGAR sem DOR , sem SOFRIMENTO , sem MORTE , sem INVEJA  , sem FALSIDADE , Paulo está PARTINDO para se ENCONTRAR com seu SENHOR , no LUGAR onde seu SENHOR está ..

Caro leitor , veja que REFLEXÃO MARAVILHOSA esta , voce já parou para pensar nisto ? voce sabe que tem outra VIDA te esperando ? voce sabia que na terra voce já VIVE a VIDA ETERNA  ? , sua vida NUNCA acabará , voce apenas vai  PARTIR para outra VIDA numa  VIAJEM com o acompanhamentos dos ANJOS do SENHOR , para um LUGAR MARAVILHOSO .

Aqui na terra Paulo sofreu , foi HUMILHADO , DIFAMADO , PERSEGUIDO , certamente CHOROU , se sentiu abatido , mas tudo o que ele passou VALEU a pena , porque tudo o que ele fez , ele fez para JESUS CRISTO  , e agora ele será COMPENSADO por tudo o que ele fez para DEUS .

Caro leitor , voce não sabe o TEMPO DE SUA PARTIDA , por isto use todos os seus DONS , TALENTOS , HABILIDADES para SERVIR aquele que te deu a VIDA ETERNA , sirva – o com AMOR , sirva -o sem esperar nenhum retorno financerio , nenhum elogio , nenhuma glória . Sirva a JESUS CRISTO com AMOR , trabalhe pela UNIÃO do POVO de DEUS , trabalhe para a PACIFICAÇÃO dos povos , trabalhe para SUPRIR as NECESSIDADES MATERIAIS E ESPIRITUAIS das pessoas . SIRVA A JESUS , SIRVA – O TODOS OS DIAS , use a PALAVRA DE DEUS , A BÍBLIA como seu MANUAL , seu GUIA seu ORIENTADOR , faça como PAULO , ORE , ORE, ORE , ORE , ORE para PEDIR forças , mas também ORE para INTERCEDER pelos que precisam , ORE para que os SERVOS de DEUS sejam uma só FAMÍLIA .

 

‘ COMBATI O BOM COMBATE

 

                   Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.  EFÉSIOS 6: 12

 

          Já vimos  que VIVER É LUTAR , as pessoas normais LUTAM todos os dias . LUTAM  para VIVEREM E SOBREVIVEREM , mas tem uma LUTA  que só TRAVA , os SERVOS DE DEUS , foi a mesma LUTA que todos os SERVOS de todos os tempos travaram , e que JESUS também travou . A LUTA ESPIRITUAL .

 

O que é LUTA ou GUERRA ESPIRITUAL ?  é a GUERRA dos ESPÍRITOS , e o que são ESPÍRITOS ? são SERES , diferentes dos HUMANOS , os HUMANOS tem CORPO , ALMA E ESPÍRITO , e são visíveis , os SERES ESPIRITUAIS  , como DEUS , ANJOS , DEMÔNIOS  , são SERES ESPIRITUAIS mas que não tem corpos HUMANOS , portanto eles AGEM ATIVA E PODEROSAMENTE no UNIVERSO e na TERRA , mas não os vemos , os ANJOS e DEMÔNIOS tem CORPOS ESPIRITUAIS , vistos somente em outras dimensões .

Porque os ESPÍRITOS guerreiam ? por causa dos dos ESPÍRITOS HUMANOS , DEUS criou o UNIVERSO , o planeta terra , mas a  PÉROLA DA CRIAÇÃO é o SER HUMANO , uma OBRA DE ARTE inigualável , tão BELA que FOI CRIADA A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS . Aí está o MOTIVO da guerra ESPIRITUAL , satanás hoje o PRINCIPE DAS TREVAS já esteve na LUZ , mas quiz ser mais do que DEUS e passou a fazer parte da ESCURIDÃO ESPIRITUAL do UNIVERSO , ele e todos os que pensam  , sentem e agem como ele , estão nas trevas , mas os que ANDAM COM DEUS , SERVEM A DEUS , AMAM A DEUS , ADORAM A DEUS , LOUVAM A  DEUS , estão na LUZ , portanto todos os seres HUMANOS foram CRIADOS a IMAGEM e semelhança de DEUS , mas somente os que buscaram a VERDADEIRA IMAGEM DO HOMEM PERFEITO , JESUS CRISTO ,  é que estão na LUZ .

PAULO fazia parte deste GRUPO , o GRUPO das pessoas da LUZ  , do GRUPO DE PESSOAS que se ESPELHAVAM em JESUS CRISTO para ser um ser humano melhor .

O BOM COMBATE é o  COMBATE em que os que estão na LUZ lutam para trazer os que estão nas TREVAS para DEUS , e os que estão nas TREVAS , LUTAM para levar os que estão na LUZ para as trevas . Quem AMA , PERDOA , AJUDA O PRÓXIMO , ADORA , LOUVA E SERVE A DEUS , está LUZ  , quem ODEIA , não PERDOA os pecados dos outros , INVEJA , DESTRÓI A VIDA ALHEIA com FOFOCAS , está no LADO DAS TREVAS , no lado do mal.

ABEL , SETE , NOÉ , SEM , ABRAÃO , ISAQUE , JACÓ , JOSÉ , JUDÁ , ELIAS , ELISEU , MOISÉS , JOSUÉ , DÉBORA , SANSÃO , SAMUEL , DAVI , SALOMÃO , ESTER , JOSIAS , JOÃO BATISTA , JESUS CRISTO , PAULO , PEDRO , JOÃO , LUTERO , BILLY GRAHAM , EU E VOCE que escolhemos servir a DEUS , que escolhemos praticar o BEM , lutamos em favor da JUSTIÇA   , LUTAMOS DIARIAMENTE contra  HITLER , MUSSOLINI , STALIN , SADAM HUSSEIN ,  e todos os outros ditadores e malfeitores que agiram e agem na terra , mas nossa LUTA  vai mais  além , LUTAMOS contra os SERES ESPIRITUAIS INVISÍVEIS que atuam por traz deles , os DEMÔNIOS E SATANÁS . A isto chamamos LUTA OU GUERRA ESPIRITUAL.

Esta guerra é um BOM COMBATE ,  é BOM porque a  CAUSA que é BOA ,   é JUSTA , LUTAMOS E SOFREMOS para que outros VIVAM FELIZES . O COMBATE É BOM porque quem COMANDA o EXÉRCITO de DEUS é JESUS CRISTO , o GENERAL das FORÇAS PODEROSAS DE DEUS , que  COMANDA os ANJOS OBEDIENTES DE DEUS , que COMANDA também OS SERVOS DE DEUS na terra . EU não me lembro de JESUS CRISTO ter perdido nenhuma GUERRA , VOCE SE LEMBRA ?

O COMBATE  É bom para FORTALECER A FÉ DO GUERREIRO de DEUS . Começamos nossa VIDA DE SOLDADO DE CRISTO , sem imaginar o que enfrentaríamos pela frente , depois de GUERREAR tanto , nossa FÉ em DEUS se ROBUSTECE , não nos ABALAMOS com qualquer coisa na vida , NOS TORNAMOS FORTES GUERREIROS DE DEUS , VIVEMOS E MORREMOS PELA FÉ EM DEUS , podem até MATAR nosso corpo , mas NOSSO ESPÍRITO NUNCA  irá para as mãos do MAL  , DEUS sempre terá CONTROLE de nossa VIDA .

 

 

COMPLETEI A CARREIRA

 

          A carreira de algumas pessoas algumas vezes está relacionada a sua PROFISSÃO , uns ESCOLHEM ser MÈDICOS , ENGENHEIROS , MÚSICOS , PROFESSORES , VENDEDORES , ETC… as pessoas DEDICAM muitos anos de suas vidas para se APERFEIÇOAR em sua CARREIRA  com o OBJETIVO de ter RECONHECIMENTO profissional , com MELHORES SALÁRIOS .

Paulo tinha uma CARREIRA PROFISSIONAL também de onde tirava o seu sustento , ele fazia TENDAS , mas a CARREIRA que PAULO se  refere aqui não é a CARREIRA com objetivo PROFISSIONAL de MELHOR SALÁRIO ou de RECONHECIMENTO , Paulo está falando de sua MISSÃO  , de seu MINISTÉRIO , do serviço que ele PRESTOU para DEUS com o ÚNICO objetivo de SERVIR AO SENHOR DE SUA VIDA , de SERVIR aquele que TRANSFORMOU sua vida para sempre .

Esta reflexão de PAULO é importante para os SERVOS de DEUS hoje .  Hoje além de MÉDICOS , ENGENHEIROS , COSTUREIRAS , ADVOGADOS , existe o PROFISSIONAL DO SAGRADO , pessoas que abandonam algumas profissões para se DEDICAR completamente ao SERVIÇO de DEUS , Não vejo nenhum problema  destas pessoas serem ASSALARIADAS  , pois elas se dedicams COMPLETAMENTE a OBRA de DEUS e a própria BÍblia diz que o OBREIRO É DIGNO do seu salário , o PROBLEMA está na PESSOA se esquecer a quem SERVE e deixar – se dominar pela COBIÇA  querndo ENRIQUECER  com o SAGRADO , esquecendo -se de SERVIR a DEUS e as pessoas que precisams de ASSISTÊNCIA espiritual .

Paulo SERVIU a DEUS com AMOR e COMPLETOU a CARREIRA  , o MINISTÉRIO , Paulo sente que em breve não vai mais ORAR pelas pessoas , OUTROS vão ORAR em seu LUGAR , Paulo , o PRINCIPAL escritor da Bíblia , em breve não escreverá mas nenhuma CARTA para os servos de DEUS , Paulo escreveu tudo o que tinha que escrever , ele abriu todas as igrejas que tinha que abrir , ele orou todas as orações que tinha que orar , Paulo orientou todos os servos que tinha que orientar , em termos de SERVIÇO CRISTÃO , PAULO sentia que tinha  COMPLETADO A CARREIRA .

Caro leitor , voce que ainda serve a DEUS e não se sente como PAULO  no fim da carreira , mas SENTE que está fazendo TUDO o que DEUS pediu para voce fazer ? Voce escreveu o LIVRO que DEUS pediu para voce escrever ? voce já fez aquele trabalho missionário no país que DEUS te orientou a fazer ? voce já abriu a a CONGREGAÇÃO que DEUS pediu para voce abrir ? voce já ELABOROU os ESTUDOS BÍBLICOS que DEUS pediu voce para ELABORAR , voce já ORAGANIZOU os CULTOS E EVENTOS que DEUS determinou voce para ORGANIZAR ?  voce já BATIZOU as pessoas que DEUS colocou em suas mãos ? Voce tem DISCIPULADO aquelas pessoas que precisam de ENSINAMENTO que DEUS da PALAVRA DE DEUS  ?  voce tem VISITADO nos HOSPITAIS , os doentes que DEUS mandou voce visitar ? Voce , COMPOSITOR CRISTÃO ,  já ESCREVEU a MÚSICA que DEUS te deu para compartilhar com o povo de DEUS , e voce LEVITA E CANTOR , voce tem usado sua voz e conhecimento musical para ADORAR E LOUVAR a DEUS ?

Caro SERVO de DEUS , Paulo SENTIU que seu tempo de partida tinha chegado , mas nem todos nós sentiremos  o mesmo que PAULO ,  não sabemos o dia em que DEUS vai nos CHAMAR , por isto é BOM fazermos tudo o que temos que fazer E FAZER COM QUALIDADE .

Precisamos considerar cada dia como o ÚLTIMO DIA de nossas vidas , devemos trabalhar para DEUS como se fosse o DIA DA CHAMADA , O DIA DA PARTIDA .A cada dia devemos exercer nossa CARREIRA OU MINISTÉRIO de maneira plena , tendo a certeza de ter chegado no final do dia AGRADANDO  A DEUS .

 

 

E GUARDEI A FÉ “

 

          Vivemos no mundo GUARDANDO muitas coisas . Tem pessoas que tem prazer de COLECIONAR CARROS , JÓIAS , e outros objetos de VALOR . Tem pessoas que tem um prazer de GUARDAR MÁGOAS , RESSENTIMENTOS , gostam de dormir e acordar se LEMBRANDO do mal que alguém lhe fez , e se esquece de DORMIR E ACORDAR se lembrando do BEM que JESUS CRISTO lhe fez , MORRENDO na CRUZ .

Caro leitor , o que voce costuma GUARDAR ? coisas BOAS ou RUINS ?

Paulo costumava guardar um TESOURO com ele , um TESOURO que as lutas , provas , perseguições não tiraram dele , PAULO GUARDOU A FÉ .

Tem pessoas que GUARDAM a FÉ também, só que GUARDAM a FÉ neles mesmos , em suas CAPACIDADES , no seu dinheiro , na sua fama , na sua posição social , nos seus amigos .Outros GUARDAM  a FÉ na mãe natureza , outros na fé em santos de barro , de ferro e pau , outros guardam a FÉ nos políticos , depositam neles toda a sua capacidade de acreditar que eles podem BENEFICIAR suas vidas . Tem cristãos que CONFIAM demais nos PASTORES e LÍDERES .

FÉ todos tem , mas o mais IMPORTANTE não é ter fé mas em quem CONFIAR . PAULO já está quase PARTINDO ,  COMBATEU O BOM COMBATE E VENCEU , ACABOU A CARREIRA , ACABOU O SEU MINISTÉRIO E GUARDOU A CONFIANÇA EM  DEUS , por CONFIAR em DEUS , este mesmo DEUS agora o levaria para o LUGAR que prometeu a todos os que SERVEM  JESUS CRISTO , para o LUGAR DE GLÓRIA , o lugar onde ele vai contemplar bem de perto aquele que ele viu no caminho de DAMASCO e que também viu em todos os momentos em sua vida na terra .

Caro leitor , que voce possa refletir nesta frase de PAULO e COMBATER O BOM COMBATE , SEGUIR SUA CARREIRA E MANTER SUA FÉ.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *