15° ENCONTRO CATARINENSE DE CIRURGIA PLÁSTICA

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina (SBCP-SC) realizará neste sábado (08/12), das 9h às 18h20, no hotel Sofitel Florianópolis, o 15° Encontro Catarinense de Cirurgia Plástica. O evento, que tem como tema central a segurança do paciente, reunirá dezenas de especialistas de todas as regiões do Estado para uma programação de mesas-redondas com apresentação de trabalhos científicos, palestras, instalação de diretorias regionais, exposição de materiais e equipamentos, homenagens e jantar de encerramento. “Dos 154 membros da SBCP-SC, acreditamos que cerca de metade participará”, estima o presidente da entidade, Zulmar Accioli.
Serão relatados 35 trabalhos científicos sobre as mais diversas técnicas cirúrgicas estéticas e reparadoras, como também a respeito do aprimoramento da prevenção de complicações para garantir a integridade do paciente. “A segurança é a primeira diretriz em cirurgia plástica e preocupação constante da SBCP”, diz o presidente da seccional estadual. “Já há algum tempo, boa parte dos nossos congressos se dedicam ao tema”.
Com relação a este aspecto, estão agendadas ainda duas palestras. Na primeira, o angiologista Gilberto do Nascimento Galego abordará o moderno protocolo e o novo medicamento para evitar a trombose venosa profunda, principal adversidade em qualquer tipo de cirurgia prolongada, podendo causar graves danos ao sistema circulatório, inclusive fatais. Conforme Accioli, “a intenção é unificar o uso de tais procedimentos”. Já a segunda, ministrada pelo presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D’Avila, apresentará os marcos legais da cirurgia plástica enquanto especialidade, ou seja, a consolidação da posição do CFM frente às falsas especialidades – como a medicina estética, algo que não existe e tem vitimado milhares de pessoas pelo País.
Além do patrocínio da operadora de planos de saúde Unimed Grande Florianópolis, o Encontro tem o apoio de indústrias fabricantes de artigos e equipamentos médicos, que estarão expondo e comercializando seus produtos: Alergan, Cristália, Euromi, Eurosilicone, Helpmed, Lifesil, Mentor – EBM, Proendo e Silimed.
Posse e homenagens
Entre as regionais estaduais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a catarinense será a primeira a instalar seccionais em cidades do interior, descentralizando as atividades científicas e de assistência à sociedade. Inicialmente, serão criadas as das regiões Norte, Oeste e Sul, compostas por presidente, secretário e tesoureiro. Segundo Accioli, “proporcionará mais agilidade às ações da entidade, a exemplo do mutirão nacional de reconstrução mamária realizado em março deste ano, quando as atividades foram delegadas, possibilitando a operação de 59 mulheres, a segunda maior marca no País”. A posse dos dirigentes ocorrerá no jantar de encerramento, às 20h de sábado (08/12), no restaurante do hotel Sofitel.
Na mesma ocasião, três profissionais serão homenageados com uma placa pela importante contribuição à medicina e à cirurgia plástica catarinense: Rodrigo D’Eça Neves, professor e primeiro presidente da SBCP-SC (1984), que completa 41 anos dedicados à área, sendo um dos pioneiros no Estado; Osvaldo João Pereira Filho, também ex-presidente da entidade e organizador das últimas sete edições do Encontro Catarinense de Cirurgia Plástica; e Roberto Luiz D’Avila, cardiologista e atual presidente do Conselho Federal de Medicina, defensor da legalidade da prática médica ética.
Também receberá uma placa o Grupo RBS, em reconhecimento aos espaços cedidos e ao profissionalismo com que todos os seus veículos de comunicação impressos e eletrônicos trataram temas inerentes à cirurgia plástica ao longo deste ano, contribuindo significativamente para a informação do grande público catarinense. Pelo mesmo motivo, somando-se a frequência, a agilidade e a profundidade da abordagem, receberão troféus o programa “Bom Dia Santa Catarina” (RBSTV) e o jornalista Renato Igor (CBN Diário e TVCOM).
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, n° 1414, Pantanal
Florianópolis – SC
88040-001
(48) 3721-8058
www.sbcp-sc.org.br
Por: Assessoria de comunicação:
Marcos Reichardt Cardoso (SC 00461 JP)

Fonte: Jornal Gospel News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *