Encontro de Teologia e Filosofia discute o perigo das práticas sobre batalha espiritual

Renato Vargens 2014-prelPastor Renato Vargens expõe série de falsos ensinos a respeito do tema, muito debatido em todas as denominações evangélicas.

O tema da batalha espiritual, intensamente debatido nas igrejas pentecostais e históricas, será o assunto da palestra do pastor Renato Vargens no 10º Encontro Cristão de Teologia e Filosofia, um dos eventos paralelos que acontecem no 16º Encontro para a Consciência Cristã, em Campina Grande, PB.

Cercado por misticismo e desconhecimento acerca do que a Bíblia diz a respeito, o tema gera muita controvérsia quando desdobrado em assuntos como maldições hereditárias, crentes endemoninhados, pactos demoníacos, retaliação espiritual, espíritos territoriais, objetos amaldiçoados por Satanás, entre outros aspectos polêmicos.

“Precisamos avaliar tudo que tem sido ensinado a respeito da chamada batalha espiritual à luz da Palavra de Deus, nossa única regra de fé, prática e vida, diz Vargens. Mas segundo ele, “não há como negar a realidade do diabo e de sua batalha aberta contra os seres humanos”. Vargens irá também ministrar a palestra “O Evangelho: a única mensagem capaz de transformar o coração do homem”, no mesmo evento paralelo.

O 10º Encontro Cristão de Teologia e Filosofia vai trazer ainda a presença de importantes pensadores do meio cristão, como o reverendo Augustus Nicodemus, que proferirá a palestra “O Juízo de Deus sobre a visão humanista de mundo” (Rm 1), que responderá à pergunta sobre de que forma o juízo de Deus se manifesta atualmente sobre a humanidade que adota uma visão centrada em si mesma. Também o teólogo e professor Jonas Madureira falará sobre “Inteligência humilhada: o pensamento cativo à Palavra de Deus”; o pastor Geremias Couto, com o tema “Em busca da verdade”; o Dr. Heber Campos Jr, professor do Mackenzie/SP, com o tema “Mente a serviço da piedade: o exemplo de Jonathan Edwards”.

A Dra. Norma Braga fará uma apresentação a respeito do tópico “O conhecimento de Deus e do homem na tradição reformada”, que trata das relações entre o conhecimento de Deus e o do homem. “Só conhecendo a Deus é que o homem pode realmente se conhecer, e isso contraria toda a filosofia, que é essencialmente humanista”, explica Norma. Já o presbítero Solano Portela abordará o assunto “A Legitimidade e os Limites do Governo e da Política na Teologia da Reforma”, que vai analisar as bases e o envolvimento político do cristão na Bíblia e escritos de João Calvino, Kuyper e Dooyeweerd.

2º Seminário sobre Literatura, Bíblia e Cristianismo

Paralelamente o evento 2º Seminário sobre Literatura, Bíblia e Cristianismo levará à discussão aspectos relevantes entre a literatura em confronto com a cosmovisão Cristã. Com temas como “A preservação do Cristianismo através de uma literatura sadia”, ministrado por Robson Fernandes, “A angústia existencial na poesia de Carlos Drummond de Andrade”, pelo professor José Mário, além de “O romantismo e o triunfo da autonomia humana”, por Norma Braga e o importante debate “O que estão ensinando aos nossos filhos? Uma análise dos livros didáticos e das pressões do ensino secular às nossas crianças”, por Solano Portela, o seminário desvendará aspectos da literatura sob a ótica cristã.

O encontro também trará uma discussão sobre “A literatura de José Saramago e a releitura cética das Escrituras Sagradas”, com o professor José Mário e Solano Portela novamente estará presente ministrando a palestra “A didática de Cristo: ensinando como Cristo ensinava”, que fará uma análise de nosso cenário educacional, mostrando princípios que podem nortear a prática pedagógica, bem com a transmissão do evangelho de acordo com o exemplo de Jesus.

Por fim, o professor Robson Fernandes e Norma Braga encerram o seminário com os temas “A distorção do Cristianismo através de uma Literatura Enferma” e “Arte e idolatria no conto Como foi salvo Wang-Fô, de Marguerite Yourcenar”.

O eventos paralelos são abertos a todos que participam ou não de ministérios na igreja. A inscrição para a participação nesse encontro, bem como nos demais encontros pode ser feita pelo site e é totalmente gratuita. Veja a programação completa e horários no site do 16º Encontro para a Consciência Cristã.

Sobre o Consciência Cristã

Campina Grande (PB) abriga há 15 anos o Encontro para a Consciência Cristã, um evento essencialmente voltado ao desenvolvimento da igreja e à propagação dos valores cristãos entre toda a sociedade. Ao longo de suas edições, ganhou força e notoriedade não só no cenário nordestino, mas nacional e internacionalmente, sempre apresentando líderes e temas da mais alta relevância para o meio cristão.

A participação intensa do público contribuiu significativamente para o crescimento do encontro, e todos os anos, a VINACC realiza levantamentos e pesquisas com o foco em aprimorar e oferecer a melhor organização, visando ainda a seleção de líderes e preletores que fazem a diferença para o meio evangélico.

Sobre a VINACC

Responsável pela organização do Encontro para a Consciência Cristã, a VINACC realiza o evento todos os anos no período do feriado de Carnaval. Difunde ainda outros projetos de evangelização e campanhas a respeito de temas do interesse da família e da comunidade cristã, como no caso da que foi feita contra a aprovação da PLC 122/06.

Com escritório em Campina Grande, a VINACC opera como uma instituição sem fins lucrativos e por meio de seus projetos, mantido por ofertas voluntárias, vem contribuindo significativamente para a propagação do Evangelho genuíno no Brasil.

Mais informações


Jussara Teixeira – Assessora de Imprensa

(19) 988228108 teixeiracomunica@gmail.com

Curta a fanpage do Consciência Cristã e acompanhe os preparativos

https://www.facebook.com/conscienciacristavinacc?fref=ts

Siga-no no Twitter: @VINACC_BR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *