O som que vem da alma e alcança corações

dezembro 2, 2016 No Comments
4

Larissa Santos/Divulgação

Em destaque no The Voice Brasil, paraense Afonso Cappelo é admirado por artistas e público com sua voz e interpretação

 

Quem é este jovem com sorriso de criança, cabelos rastafári, uma voz que aprisiona o coração das pessoas em uma vibe de muita musicalidade, que imprime ao mesmo tempo força e leveza e faz seus ouvintes viajarem nas canções que interpreta? Quem é este jovem cantor que fez os quatro jurados do The Voice Brasil 2016, da Rede Globo, virarem suas cadeiras e suspiram para tê-lo no seu time?

Este menino gigante é simplesmente Afonso Capello. Mas quem ele é na sua essência? Afonso se define “essencialmente de Jesus Cristo” e faz questão disso: “Sou músico, mas não abro mão da minha fé. Gosto que saibam que sou evangélico, que frequento uma igreja e que sou fiel a tudo o que diz respeito à minha fé, ou seja, o que vem de Deus”, declara convicto.

Filho do casal de pastores, Afonso Hirlarw e Edys Francy, Capello foi batizado aos 12 anos. Ele é membro atualmente, da Comunidade Evangélica Integrada da Amazônia – Ceia, situada na Avenida Alcindo Cacela, 2.131, Nazaré, Belém (PA). Seus pais são pastores da Igreja Batista Renascer, do Promorar, também na cidade de Belém (PA).

Assíduo na igreja, ele aprendeu diversos instrumentos justamente porque, ali, teve acesso a eles. Foi assim que começou a se interessar por música, inclusive, participando do ministério de louvor. Esse foi um excelente tempo para o desenvolvimento do seu canto, do aperfeiçoamento da sua voz, este instrumento natural que Deus lhe deu para tocar o coração das pessoas: “Cantar é minha vida! Sempre fui exigente comigo mesmo porque quero melhorar a cada dia. Por isso, invisto em muito treino diário e educação vocal”, revela Cappelo.

Com apenas 15 anos, ganhou um concurso para jovens cantores em Belém, cantando “Imbranato”, de Tiziano Ferro, mesma música da sua primeira apresentação no The Voice. Foi o próprio Cappelo que se inscreveu no programa: “Mandei o vídeo cantando e não falei para ninguém, nem para meus pais, que me inscreveria. Só avisei depois que a produção me ligou informando que havia passado na primeira seleção. Na primeira etapa, foram selecionados dois milhões nacionalmente. Por último, ficaram 48 concorrentes. Fiquei emocionado. Já estava feliz por chegar tão longe” destaca o artista.

Este artista de apenas dezoito anos, que coloca nas suas interpretações a sua “alma perfeita”, pegando um gancho na fala de Carlinhos Brown na primeira apresentação de Capelo no The Voice, segue firme para a final do programa. Mas isso, segundo ele mesmo diz, “é apenas o começo. Agora, quero mostrar para o público como eu sou e não apenas um competidor do programa. Esse é o meu foco”.

De garoto tímido, a música o transformou em um jovem comunicativo, que tem projetos definidos para sua carreira. O acesso musical eclético, do lírico à MPB, permitiu que ele fosse se identificando com alguns ritmos em particular. Veio, daí, a verve que possui até hoje, o entusiasmo e a inspiração que animam as suas criações e o seu desempenho em tudo que produz. Aos 12 anos, compôs sua primeira música. De lá para cá, ele vem conquistando o seu espaço com muito talento e carisma. Na sua trajetória, aparentemente curta, buscou várias experiências como músico e cantor, permitindo-se ousar e misturar gêneros. As grandes referências de Afonso Cappelo são Ed Motta, Elis Regina, Os Três Tenores e Tiziano Ferro.

Há três anos, Afonso Cappelo vem compondo algumas músicas e pretende lançar seu primeiro CD de músicas autorais. As composições surgem a partir das suas experiências e impressões pessoais e se tornam vivas e intensas quando saem de sua alma e fluem com a voz marcada por uma identidade muito própria. O lançamento do projeto, que tem destaque para as músicas “Romeu”, “Regresso” e “O Tempo”, está previsto para março de 2017.

Afonso Cappelo, este jovem que canta com a alma, sabe bem o que quer fazer: “Não sou 100% pop e música dançante. Minha praia sempre foi sentimento, transcender a emoção, passar para as pessoas toda a poesia da composição e tocar o coração do meu público. Mas o que eu quero mesmo é agradar as pessoas com músicas que as façam felizes. É para isso que eu me empenho. É para elas que eu toco e canto.”

Afonso Cappelo é um nome forte que vale a pena ser registrado. Este jovem artista está alçando seus primeiros voos altos e “isso é apenas o começo”.

 

 

Por Ana Paula Costa
Jornalista e Assessora de Imprensa
anacostacomunicacao@gmail.com
www.facebook.com/AfonsoCappelo

Cantores

Leave a Reply

(required)

(required)


Primeiro CD da dupla Rayssa e Ravel já está no estoque da Graça Music e single foi lançado na Deezer com exclusividade

O CD Feliz demais, o primeiro da dupla Rayssa e Ravel pela Graça Music, chegou da fábrica nesta sexta-feira,...

Camila Campos lança no Youtube série de mensagens baseadas no livro que escreveu com o pai

  A cantora Camila Campos, em parceria com o pai, o pastor Divino Pereira, lançou no Youtube a série,...

“Deus fará”, o novo CD da Danielle Rizzutti pela Graça Music

Na Graça Music desde 2013, Danielle Rizzutti já lançou dois CDs: Minhas canções, que ultrapassou a marca de 80...

SBB alcança a marca de 150 milhões de Bíblias produzidas

  A produção, contabilizada desde a criação da Gráfica da Bíblia, em 1995, reafirma a posição do Brasil como...

Jesus Vida Verão 2017 com muitas estréias

Graça Filmes: há cinco anos valorizando a família

Referência no mercado gospel, empresa confirma seu compromisso com a família brasileira e anuncia o lançamento de À Moda...

EVENTO ATMOSFERA DA ADORAÇÃO 2015 SERÁ DENTRO DO 4º SALÃO INTERNACIONAL GOSPEL

A primeira edição do A3 – Atmosfera Apostólica da Adoração aconteceu em 2013, nos dias 07 e 08 de...

Banda LIV – O rock das letras a serviço do Reino

Da cena underground à notoriedade. Banda mineira comemora 10 anos tendo como principal característica as letras de suas canções...

Pais: autoridade x abuso de poder

Lição de Vida faz um alerta sobre os limites na criação dos filhos. Neste mês, a Graça Filmes lança,...